O que é a Demência?

17/09/2023

A demência é um conjunto de doenças neurológicas caracterizada por prejuízo progressivo da capacidade intelectual do indivíduo, que pode manifestar-se através das seguintes alterações:

-Perda de memória (inicialmente a memória recente, extendendo-se após para as memórias de médio e longo prazos)

-Desorientação em relação ao tempo e ao espaço

-Dificuldade de raciocínio/concentração/aprendizado

-Alterações de linguagem

-Incapacidade de realização de tarefas do dia a dia (inicialmente as mais complexas, depois as mais simples)

Essas manifestações podem vir acompanhadas de alterações na personalidade ou no comportamento, que pode tornar-se mais desinibido, apático ou agressivo.

A demência afeta, de modo geral, pessoas acima dos 65 anos, com seu risco aumentando com o envelhecimento. Existem casos de demência por herança genética, mas a maioria dos casos são ditos esporádicos (ao acaso).

Apesar de a grande maioria das causas de demência ser progressiva e irreversível, cerca de 10% delas são provocadas por causas ditas reversíveis como o mau-funcionamento da tireóide (hipotireoidismo); deficiências vitamínicas (carência de vitamina B12), transtornos depressivos; doenças infecciosas (ex: HIV, sífilis). Nestes casos o diagnóstico e tratamento precoces podem definir sua evolução.

A principal causa de demência é a Doença de Alzheimer, seguida da Demência Vascular (causada por múltiplos infartos cerebrais), da Demência com Corpúsculos de Lewy, Demência Frontotemporal, etc (nesta ordem). Infelizmente essas são condições incuráveis, embora a Doença de Alzheimer e a Demência com Corpúsculos de Lewy possuam tratamento medicamentoso que, juntamente com outras medidas não-farmacológicas, retardam a dependência total do indivíduo e mantém sua qualidade de vida por mais tempo.

Apesar de ainda não existir maneira de evitar as demências, estudos recentes demonstram que controle de fatores de risco cardiovasculares podem diminuir o risco de demência. Portanto, controlar a pressão arterial, glicemia e colesterol, praticar atividade física regular podem interferir no risco futuro de demência.

Esse texto tem o objetivo trazer informação de qualidade e de fácil compreensão para o público leigo, não tem cunho científico e não se trata de recomendação terapêutica. A melhor forma de tirar suas dúvidas é conversando com seu médico.

× Whatsapp